Imagem capa - Demoiselle: a nova sensação dos casamentos brasileiros  por Augusto dos Santos
Assessoria

Demoiselle: a nova sensação dos casamentos brasileiros

Bastante tradicional no exterior, as demoiselles "madrinhas ou damas de honra que participam da cerimônia sem estar acompanhadas por um padrinho" caíram definitivamente no gosto das brasileiras. Elas são irmãs, primas ou superamigas da noiva que por algum motivo não puderam ser escolhidas para madrinhas.


No cortejo elas se destacam bastante e arrasam com seus lindos modelitos, pois estarão vestidas iguais e bem padronizadas, mas algumas noivas preferem deixar o modelo a escolha da amiga, padronizando apenas o tipo e tom do tecido.

A quantidade de demoiselles também pode variar e fica a critério da noiva (no máximo 8).

No Brasil ainda é tradição os casamentos com casais de padrinhos e madrinhas, que entram na igreja antes dos noivos, porém as noivas brasileiras têm se utilizado do artifício das demoiselles para encaixar as amigas solteiras no cortejo. Algumas, inclusive, abrem mão dos pajens e daminhas, fazendo com que as demoiselles sejam as únicas componentes do cortejo.


A ordem de entrada varia bastante e depende do estilo do casamento. Em alguns casos, elas entram antes da noiva, com pequenos buquês assim como se faz com as crianças.  Mas há casos onde as madrinhas de honra entram logo atrás da noiva segurando o véu (como aconteceu no casamento real da princesa Kate Middleton).

Fontes:
www.noivanova.com

www.casamentos.com.br